domingo, 15 de janeiro de 2017

Resident Evil: Operation Raccoon City - Um bom 3rd person shooter, survivor nem tanto

E eu achava que Kane & Lynch 2 era injustiçado...

Depois de ver ás resenhas e avaliação dos fãs sobre o ORC (como é carinhosamente chamado na gringa), vejo que achei outro jogo que sofre mais pelas expectativas de quem jogou e não avalia os méritos dele em si. Ok, o jogo não é perfeito, mas o pior jogo da franquia? já jogaram Eat Lead... Pior IA que já viram? Não devem ter tido experiência de salvar os sobreviventes do Dead Rising 1. Diferente do original? E RE 5, 6 e provavelmente o 7 agora, são exatamente fieis a sua origem? De qualquer forma...

Ao meu ver esse foi um jogo que tinha um potencial muito bom, infelizmente a pressa dos desenvolvedores/capcom, nos entregaram um jogo incompleto. E é exatamente o que sentimos enquanto jogamos, tem ideias muito boas. Por exemplo, esse jogo poderia ser canônico, mas por causa do "fan-service". Inventaram de por o Leon, Claire, Jill e Carlos sem motivo algum valido, há não ser pra alimentar a nostalgia, que ironicamente já estava sendo alimentada através do fato de se passar em Ranccon City!? Se não tivesse esses personagens, ou eles simplesmente fossem visto em câmeras e não combatidos pelos agentes da Umbrella seria bem mais bala. Mas não, vai ser spin-off! Ou seja podemos detonar a linha temporal o quanto quisermos, por que no final de contas nada aconteceu. E nisso eu concordo, desapontou muito, mas o jogo é ruim?

Isso me deixou com um dilema interessante (não que já não tivesse pensado nisso antes). O que faz um jogo ser ruim? Bem, a meu ver, para um jogo ser ruim ele tem que falhar em dois quesitos: Primeiro: Jogabilidade, se ela é tão "ruim" a ponto de fazer o jogador desistir do jogo, aí sim é um problema. Eat Lead que já citei anteriormente, um péssimo shooter, a principal função é horrivelmente executada a ponto de ti fazer jogar o controle na parede. Meu segundo "quesito", pode bater o primeiro, ok a jogabilidade é ruim, mas "funcional". Em compensação a historia prende o jogador. Deadlly Premonition tem uma gameplay digamos nada "boa" ou instintiva, mas a estória é tão intrigante que suga a gente pro universo dela, ou seja não tem como não ficar curioso pra ver o final e relevamos suas imperfeições. Pra mim o ORC não tem a melhor gameplay do mundo ou estória, mas eu me diverti jogando ele, mesmo com seus problemas, e é deveras injusto ser aclamado como pior da franquia.

Vamos ver o lado positivo.
Os controles estão bem longe de serem ruins, para o que se propõem fazem o básico, não é Spec ops: the line, nem K&L2. Mas fazem o que se espera. O lance de podermos nos movimentar, esquivar é muito bom e principalmente atirar enquanto anda (aleluia!). Os cenários são nostalgia pura, passamos pela delegacia e o hospital e é muito legal rever esses ambientes, mesmo que não possamos explorar muito. Os efeitos de iluminação são muito bons, a luz das armas iluminando o ambiente, o corredores escuros, ás explosões, tudo adiciona um clima de RE no game. A trilha sonora eu achei legalzinha, o tema do menu é muito bom, mas a do jogo em si, é meio genérica. Os zumbis "lentos" são muito bons, tanto em questão de movimentação quanto de design, grande maioria deles puxado do RE2. Muita gente reclama do "infectados/corredores", mas não tinha isso no original! Cara, esse conceito foi introduzido no REMAKE, ou seja, o Crimson Heads tem sentido estar no jogo, claro que deixa um gostinho de Left4dead, mas e dai! Além disso, temos Lickers, hunters e um parasita (que falo com mais detalhes depois). Temos ainda o Spec-ops do governo que estão ali mais pra justificar o cover n' shooting que pra ter sentido na campanha. Os boss são praticamente o Birkin, Mr. X (Tyrant) e o Nemesis. E é legal, não são batalhas épicas tipos os clássicos, mas não comprometem.

E o lado ruim...
Os inimigos, indiferente de qualquer um deles são legitimas esponjas de balas, chegando ao ponto de praticamente gastarmos um pente de munição em um zumbi! A precisão da mira deixa a desejar, ainda o jogo sacaneia a gente sem medo de ser feliz: Acertamos na mosca a cabeça dos desgraçados e eles continuam vivos. WTF?!?!!? Sem contar que ficamos o tempo todo sem munição, ficar catando incomoda pacas. Talvez o que mais me incomode é o lance de "cover automático" que pode gerar certa confusão no inicio e o saco de ter que apontar e apertar "A" para pegar ás balas, isso deveria ser automático! Eu li/vi tantas resenhas falando mal da IA que estava esperando uma DR1 em nível de burrice artificial, e na real a IA tem seu momentos de jumento, tipo se atirar no fogo ou em bombas. mas sinceramente não é pra tanto, eles atiram nos inimigos e até ajudam (quando querem) bastante, só uma coisa muito ruim eles não nos levantam quando morremos e isso é um "poquito" frustrante. Um detalhe que ajuda, upe todos personagens, por incrível que pareça diminui o estress e ajuda bastante nas batalhas. O que falar dos parasitas roubados do Dead Space. Capcom qual a necessidade desse monstro? Outro lance chato é o volume das armas, muito alto e mesmo baixando nas opções continua sobrepondo tudo.

A "HISTORIA"...
O esquadrão WOLFPACK é chamado para ir junto com Hunk (Mr. Death) recolher o G-virus de William Birkin, como de praxe tudo da errado eles são acusados de terem iniciado a infecção na cidade e tem que achar uma maneira de resolver a situação. Ao mesmo tempo agentes do governo são mandados para cidade pra recolher informações e atrapalhar os planos da Umbrella. O esqueleto da estória não é tão fraco assim, na real com um pouco mais de esforço ficaria muito bom. 
Em vez da WOLFPACK ir escoltar o Hunk pra "recolher" o vírus, poderia ser: Eles indo descobrir o paradeiro dele após ser atacado por Birkin, sendo assim eles chegariam no ápice da epidemia, não achariam o Mr. Death, que segundo o eventos de RE2 estaria já providenciando um jeito de sair da cidade. Sobrando apenas a missão de recolher o máximo de informações e "limpar" o nome da Umbrella de qualquer indicação de envolvimento e eliminar qualquer pessoa que interfira nos seus planos. Não há necessidade de contato direto com Leon e Cia, mas eles poderiam ter noção da presença deles e até ver algum deles em ação, mas sem perder o foco da missão deles. Há sim, e os agentes do governo poderiam muito bem ser limados da trama, já que o governo em nenhum momento estaria preparado pra uma situação dessas. E isso sou eu pensando alto, mas infelizmente é apenas um spin-off...

Bem, voltando... Se curte jogos de ação em terceiro pessoa com alguns elementos de "terror", RE: ORC cumpre o que se propõem, mesmo com suas falhas é melhor que muitos jogos do RE, mesmo que sua fama diga o contrario.

Nenhum comentário:

Postar um comentário